Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Como tudo começou - Beatriz

Foi com a minha irmã que eu aprendi a ler, eu estava na primeira série e não lia quase nada no final do ano, tanto que fui reprovada em leitura, e tive que fazer novamente a 1º série, minha mãe pediu para que minha irmã escutasse a minha leitura no período da manhã, pois íamos para a escola no período da tarde, sempre teve livros em casa, pois ganhávamos de adversário de meus pais ou da madrinha, então ela escolhia uma história e pedia para que eu lesse. Às vezes eu conseguia decorar as frases ela sempre percebia então mudava de história e lá vinha a dificuldade na leitura e ela sempre me ajudava, até que um dia eu consegui ler sozinha.

Hoje percebo que com a leitura podemos ir para qualquer lugar, viajar no tempo e no espaço, a leitura é algo que podemos fazer seja em casa, num ônibus, na escola. Mas o prazer da leitura é conquistado por poucos, e é esse prazer  que devemos buscar incutir em nossos alunos. Às vezes eles reclamam por terem que ler, mas cabe a nós professores buscar um caminho que desperte a curiosidade. Talvez, lendo um livro para eles, uma pagina por dia ou parando no ponto alto (“o que vai acontecer com o personagem?!”, “vocês irão descobrir amanhã”), fazer com que eles sintam a necessidade de saber o que vai acontecer, e então dar o livro para que eles mesmos leiam e descubram.

2 comentários:

  1. Olá, Beatriz. A curiosidade que a leitura pode despertar é algo fascinante. Márcia T. Tanaka

    ResponderExcluir
  2. Olá, Beatriz. Realmente, a leitura nos faz viajar no tempo, pois permite ao leitor tornar-se um integrante dela, guiados pela mundo da imaginação.

    ResponderExcluir