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segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula: Equações do 2º Grau

Plano de Aula
Professora: Beatriz M M Vanzella
Ano/série: 9º ano, 2º bimestre
Tema: Resolução de Equação do 2º grau
Tempo de duração: 5 aulas
Objetivo geral-: Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
Objetivos específicos –:
Resolver equação do segundo grau com ou sem aplicação de fórmula
Bloco temático
Tema 1- números operações, funções, (expressões algébricas, equações do 2º grau)
Tema 3-Grandezas e medidas (Áreas)
Competências e Habilidades
Compreender a linguagem algébrica na apresentação de situações e problemas geométricos; expressar situações envolvendo equações do 2º grau na forma algébrica; resolução de equações de 2º grau por diferentes métodos.
Grupo de competências
GI- Competência para observar
H8 – Reconhecer a representação geométrica dos produtos notáveis.
H5-Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões).
GII - Competência para realizar
H13- Simplificar expressões algébricas que envolvam produtos notáveis e fatoração.
H14-Expressar as relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por meio de uma função do 2º grau.
Percurso
      O aluno deve ter conhecimento de álgebra, ou seja, trabalhar com números e letras, ou seja, polinômios, saber realizar as multiplicações de polinômios para escrever a expressão na forma de equação do 2º grau ax²+bx+c=0 com a≠0, e fatoração ou seja escrever o polinômio na forma de produto e calcular a medida de área.
Justificativa-: Capacitar o educando a resolver situações que envolva equações do 2º grau independente do uso ou não de fórmula.
Procedimentos Metodológicos -
Parte I
1ª aula
Roda de conversa sobre equação. Perguntar aos alunos o que é e como podemos resolver uma equação?
Em seguida propor um texto que fale da álgebra. Como por exemplo, o texto “Equação do 2º grau Conhecendo um pouco da história da matemática” do livro Coleção Matemática na vida e na escola Ana Lucia Bordeaux; Cléa Rubinstein, Elizabeth França Elizabeth Ogliari, Gilda Portela, pág.68.2ª edição de 2006 da editora positivo que fala desde a antiguidade O papiro de Ahmes até o século XII  o Livro Lilavati e pedir a eles que tentem resolver o problema citado no texto por qualquer processo que conheçam.
2ª aula propor uma situação problema do tipo:
Propor   situações envolvendo outras equações do tipo: X²-9=0,
Espera-se que os alunos resolvam atribuindo valores para X e encontre o valor de X=3 ou X=-3
X²-3X=0
Espera-se que os alunos resolvam atribuindo valores para X e encontre o valor de X=3 e X=0
Parte II
3ª aula
 Um jardim de formato retangular tem as seguintes medidas comprimento   x+6 e largura igual a  x e cuja área é de 135 m²
Espera-se que o aluno elabore uma tabela de valores cujo produto será 135, encontrando o valor para x =9 e perímetro igual a 48m.
Problematizarão
Questionar em plenário como representar os dados na tabela. Escrever na lousa.
Questionar qual o melhor caminho para determinar o perímetro cuja área seja muito grande?
Parte III
Avaliação:
4º aula
Objetiva apresentando situações de  leitura e interpretação onde calculam o valor da incógnita
Parte IV
Recuperação
5º aula
Retomada do conteúdo, atendimento individualizado quando necessário, exercícios, Laboratório de informática (Acessa).
Elaborar um texto sobre o que aprenderam

Referência bibliográfica
Matrizes de referência para a avaliação SARESP Ensino fundamental e Médio
Caderno do professor volume 2 ,8ª série 9º Ano
Caderno do aluno volume 2,8º série 9º Ano


Coleção Matemática na vida e na escola Ana Lucia Bordeaux,; Cléa Rubinstein,Elizabeth França Elizabeth Ogliari , Gilda Portela , pág.68.2ª edição de 2006 da editora positivo

Um comentário:

  1. Olá, esse Plano de Aula sobre Equações do 2º grau também ficou bem elaborado. Parabéns, a todos. Márcia T. Tanaka

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